TRABALHO AOS DOMINGOS-DICAS PARA COMO LER A BÍBLIA

TRABALHO AOS DOMINGOS

Certo indivíduo insistindo uma vez com o seu empregado, que era um cristão verdadeiro, para que trabalhasse ao domingo, disse-lhe:

- Não te diz porventura a tua Bíblia que se o teu jumento cair num poço num sábado podes tirá-lo?

- Sim, senhor - respondeu o empregado -, mas se o meu jumento tivesse o costume de cair no mesmo poço todos os sábados ou eu taparia o poço ou venderia o jumento.

 

DICAS PARA COMO LER A BÍBLIA

"Bem–aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não mur­cha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido" (S 1:1-3).

Eu tenho esperança para o pior homem, desde que ele leia a Bíblia. Acredito que ele algum dia se converterá a Deus. Já sou temeroso com relação ao homem bom, caso ele negligenciar sua Bíblia. Ele por certo cairá diante do inimigo. Nestes últimos e difíceis dias, não há salvaguarda senão a Palavra de Deus.

O Sr. Moody disse: “Por anos eu tenho tido como regra não ler qualquer livro que não me auxilie a entender a Bíblia. Eu sou mais escravo desse livro que certos homens o são à bebida forte, e essa observação me faz muito bem”.

“Todo cristão deve ter uma boa Bíblia - não tão boa ao ponto de se sentir temeroso em fazer anotações nela - e uma concordância.”

Acredito poder sugerir a chave para o estudo da Bíblia:

  1. Estude-a topicamente. Es­tude, de Gênesis a Apocalipse, sobre o Amor e gaste um mês em busca do que a Bíblia diz a respeito dele. Então você amará todo mundo, quer ele lhe ame ou não. Desta mesma maneira estude a Graça, Fé, Céu, e assim adiante. Quando você ler a sua Bíblia, assegure-se de que você está buscando alguma coisa. Gaste seis meses estudando o livro de Gênesis, ele é a planta de semente da Bíblia. Leia o mesmo capítulo várias vezes até que o tenha entendido. “Se conhecemos as nossas Bíblias, Satanás não terá muito poder sobre nós”.

Eu gostaria de lhe incentivar a estar completamente familiarizado com as epístolas de Paulo. Elas são a chave para toda a Santa Escritura. Não pense que você faria melhor lendo também um comentário. Eles são algumas vezes úteis para consulta. Mas é melhor para você ficar sem, do que você ter que depender de um. Consiga uma Bíblia com referência, pois você encontrará o melhor comentário no rodapé.

2 Um outro plano: «Comece com o Antigo Testamento e leia um capítulo. Da próxima vez que você for ler, comece com o Novo da mesma maneira. Uma outra vez, um capítulo do Antigo, começando onde você parou; e noutra vez, um capítulo do Novo. Logo você terá lido todo o Novo Testamento; então recomece a lê-Ia novamente e da mesma maneira o Antigo. O resultado será que você amará cada vez mais a Palavra de Deus. Eu tenho testado este plano por quarenta e seis anos, e embora eu tenha lido a bendita Palavra de Deus aproximadamente cem vezes, nunca me canso dela. Quanto mais a leio, mais ela se torna preciosa ao meu coração e mais alegria eu tenho ao lê-Ia. Ela é sempre um livro novo para mim.»

«A leitura da Bíblia é o grande instrumento de alimento da alma. Se você negligenciar isso, nunca fará muito progresso. Não se sinta desencorajado se não entendê-la na sua primeira tentativa. Pouco a pouco você aprenderá mais e mais.»

3 Eu sugiro, além disso, um plano que por alguns anos me tem sido muito proveitoso. Ele é a adoção de dois métodos.

Primeiro, continue lendo direto a Bíblia do começo ao fim. Lendo mais ou menos duas páginas por dia, numa Bíblia de tamanho normal, você conseguirá lê-Ia num ano. Se você tiver tempo, leia mais que isso; e à medida que os anos passarem você será tentado a ler mais e mais. Desta maneira você obterá um conhecimento geral de todas as Escrituras e observará o alcance e o objeto principal de cada livro. Verá que há uma ordem divina na organização dos livros. Tente ver o tópico predominante de cada livro à medida que você vai lendo; e observe como o Novo Testamento está oculto no Antigo, e como o Antigo Testamento está revelado no Novo.

Segundo, faça um estudo especial de um livro. Toma, por exemplo, uma das epístolas de Paulo. Leia-a toda várias vezes, até que você possa ver o seu esboço, entenda a linha de pensamento e a seqüência das argumentações, ou as divisões principais da epístola. Este será um tempo gasto proveitosamente. Então, quando você tiver domínio do assunto principal da epístola, comece com o primeiro capítulo, estudando versículo por versículo e palavra por palavra, examinando textos paralelos e palavras no Antigo e Novo Testamento, observando como a Bíblia numa parte explica a Bíblia noutra.

ALGUMAS SUGESTÕES:

  1. Busque a orientação e instrução do Espírito Santo antes de começar.
  2. Reconheça que o estudo da Bíblia é uma tarefa difícil que requer tempo, esforço e concentração. "O preguiçoso deseja, e nada tem, mas a alma dos diligentes se farta" (Provérbios 13:4).
  3. Leia a porção das Escrituras duas vezes: usando duas traduções diferentes, se possível.
  4. Faça uma relação das pessoas mencionadas e o que é dito acerca de cada uma.
  5. Tome nota de pelo menos três ensinamentos chaves desta passagem. Algum deles parece sobressair mais que os outros? Por quê?
  6. Escolha um versículo chave da passagem e explique a sua opção.
  7. Faça um esboço da passagem, usando pelo menos três tópicos gerais com sub-tópicos de cada.
  8. Escreva uma aplicação prática à sua própria vida dessas passagens, tais como:

um mandamento a obedecer um exemplo a seguir

uma promessa a reivindicar um ensinamento a aprender, etc.

Seguindo esses métodos você se surpreenderá como o seu interesse pela Escritura e o amor por suas páginas aumentará. Você fará dela o centro de toda sua leitura, e nada será considerado digno de seu estudo que não esteja, de alguma maneira ou outra, apontado para ela.

 

Encare a Bíblia com a atitude Correta