ENCARE A BÍBLIA COM A ATITUDE CORRETA

ENCARE A BÍBLIA COM A ATITUDE CORRETA

 

É bom ter um momento determinado no dia para a leitura da Bíblia. O que é deixado para ser feito depois normalmente nunca é feito em absoluto. Mantenha seu horário estipulado para tal fim o mais regular possível.

Ore sempre antes de você ler sua Bíblia. Peça para Deus ser o seu mestre, para iluminar os olhos de seu coração por intermédio de Seu Espírito Santo. Se Bezalel necessitou ser cheio "do Espírito de Deus, de habilidade, de inteligência, e de conhecimento" (Êx 31:2), a fim de que soubesse construir o tabernáculo material, quanto mais nós necessitamos da plenitude do mesmo Espírito Santo, a fim de possamos entender as "maravilhas" do grande templo da verdade revelada.

Assegure-se de estar lendo a sua Bíblia com fé, crendo em cada palavra. Lembre-se que "são estas as verdadeiras palavras de Deus" (Ap 19:9). "A Escritura não pode falhar" (Jo 10:35). Nunca duvide das palavras de seu Pai celestial (vide 1 João 5:10). Não tenha nenhum pensamento ou opiniões do seu próprio entendimento, mas como a uma criancinha receba a Palavra de Deus com confiança. Não deixe nenhum sentimento de sua própria indignidade levar você a vacilar diante da rica plenitude e da sinceridade das promessas de Deus.

Faça com que seu alvo em conhecer a Palavra de Deus seja fazer a vontade de Deus. Se em sua consciência tiver algum pecado, ele atrapalhará seu entendimento. Viva fielmente em sua vida diária tudo que você aprender. Pense na ligação que há entre o despojar de 1 Pedro 2: 1-2 e Tiago 1:21 com o desejar e acolher das mesmas Escrituras. Ninguém que permite o pecado em sua vida pode conhecer a verdade em seu coração. Mas "se alguém quiser fazer a vontade dele, conhecerá", diz o Senhor em João 7:17.

É bom às vezes sentar-se ou ajoelhar-se perante Deus, meditar e ponderar sobre alguma porção da Palavra da Verdade. Fale com Deus acerca dela; louve-O por ela; peça-O para cumpri-Ia toda em você. Lembre-se que em oração você está falando a Deus; e na leitura da Bíblia, Deus está falando a você. Deixe o seu atencioso coração dizer: "Fala, Senhor, porque o teu servo ouve" (1 Samuel 3:9). Faça uma pausa e pense sobre algum abençoado texto, e deixa a sua alma beber em todo o seu rico e precioso significado.

Quando o salmista fala do curso de declínio dos perversos, então o contraste que ele apresenta entre eles e o homem justo é muito notável - "Antes", diz ele, "o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite" (Salmo 1:2).

Uma mancha na sua consciência será como um cisco no seu olho. Se você realmente é um filho de Deus, isso não somente provocará uma intensa dor, poderá até te cegar. Sendo assim, confesse-a agora mesmo a Deus e tome partido com Ele contra o pecado. Então, caminhando na verdade, você será capaz de entender a verdade e a verdade te santificará (João 17: 17).

 

Cultivando a Vida Cristã