Congresso
Vocę Participaria de um Congresso Bíblico?
Sim
Năo
Ver Resultados

Partilhe esta Página



Total de visitas: 63509
Lameque
Lameque

Lameque

Os próximos pais, que a escritura nos apresenta, é o casal a que pertencia Lameque, "o sétimo desde Adão", mas o sétimo segundo a linha da descendência de Caim, e não a de Sete. Note já, que Lameque é o primeiro de quem a Bíblia comenta que teve mais de uma esposa. Logo, este costume teve a sua origem na descendência de Caim, e não na de Sete.

Comenta-se de muitos pais, que" estes realmente tem motivo para se orgulhar de sua família". Lameque, Ada e Zilá (suas duas mulheres) eram uma família assim. Os rapazes foram criados para serem homens úteis e trabalhadores, e sua irmã Naamá ("meiguice") complementa este quadro de uma família feliz segundo os padrões aqui na terra. Os dois filhos de Ada, Jobal e Jubal, foram os pais do que habitam em tendas e possuem gado, e de todos os que tocam harpa e flauta, enquanto que Tubalcaim (que significa "descendente de Caim" - por memória de seu famoso ancestral) foi o pai da metalúrgia, um grande e importante ramo industrial, que ainda hoje continua crescendo em importância. De fato, quando Lameque contemplava o evidente sucesso de cada um de seus quatro filhos, ele provavelmente se sentia orgulhoso e feliz (sob o ponto de vista dos padrões aqui do mundo).

 

Mas as aparências enganam, pois Lameque levava sobre si, da mesma forma como o seu antepassado, cujo nome fez relembrar em um de seus filhos, um pecado, que parece persegui­10; e o pecado tira a alegria de qualquer vida. Assim como Cairn, Lameque também foi um assassino, e o medo diante de uma vingança aparentemente se tomou para ele em um fardo pesado, um fardo que lhe roubou a paz e a alegria que poderiam ter sido a sua parte.

E o que veio a ser de sua família? O que é que aconteceu com aqueles pioneiros da agropecuária, da música e da metalúrgica? Eles desaparecem de cena. Para onde foram? Foram educados e instruídos para esta terra, alcançaram sucesso aqui na terra. Não creio que possamos considerar que abandonaram o caminho largo, este caminho, que já conduziu muitos que nele trilharam para a perdição; todos os que seguiram o exemplo de Caim, o seu famoso ancestral.

Milhares de pais cristãos proporcionam a seus filhos uma excelente introdução ao caminho largo, embora somente imaginavam estar dando uma boa introdução a esta vida. Como não é muito melhor para os seus "pequenos" queridos, serem desconhecidos aqui nesta vida, mas saberem que os seus nomes estão escritos no céu, do que brilharem com o resplendor deste mundo - sem Cristo!

Próximo número:Enoque - Noé – Abraão - Ló

 

Continuação do Volume 36 - 5